sábado, 4 de março de 2023

Portugal no século XIII


Formado no século XIII, Portugal era um reino que na Europa mais ficava a ocidente e cujas fronteiras ficaram definidas em 1297, com o Tratado de Alcanises. A sua forma assemelha-se a um rectângulo com 56o Km de comprimento e 218 Km de largura. Ao longo dos séculos as alterações foram muito poucas.

É banhado pelo oceano Atlântico, tinha no século XIII uma costa muito recortada, com costas baixas, sobretudo a norte do rio Tejo e as arribas, especialmente n Beira Litoral, Alentejo e Algarve. No relevo encontramos um norte mais montanhoso e um sul mais plano. É a cordilheira central que faz esta separação. Também do litoral para o interior verificamos um aumento de altitude. As planícies concentram-se junto à costa ou no curso de alguns rios. 


O clima embora temperado apresenta três zonas, o norte atlântico, o norte interior e o sul mediterrânico. No primeiro encontramos um clima com características húmidas, com elevados valores de precipitação e temperaturas amenas. No norte interior, a diferença de temperaturas entre o verão e o inverno são muito acentuadas, com baixos valores de precipitação. No sul encontramos características de um clima seco, com baixos valores de precipitação.

Influenciado pelo clima encontramos no norte atlântico,  floresta de folha caduca, com predomínio do pinheiro bravo, do carvalho e do castanheiro, enquanto no norte interior vemos sobretudo a nogueir, a amendoeira e no sul, o sobreiro, a azinheira e a oliveira que acompanham a floresta de folha persistente. O norte interior concilia árvores de folha caduca e persistente.  

Sem comentários:

Enviar um comentário