domingo, 5 de março de 2023

Portugal no século XIII - Os grupos sociais - visão geral

 


 No século XIII as pessoas estavam organizadas em três grupos sociais: o Clero, a Nobreza e o Povo. O Clero e a Nobreza eram grupos privilegiados, pois além de terem muitas terras e rendimentos não pagavam impostos. As terras do Clero e da Nobreza chamavam-se senhorios e o seu dono era chamado de senhor. Vejamos cada um desses grupos de forma simples.

  A Nobreza tinha sobretudo funções guerreiras, Alguns nobres já tinham participado com o Rei na Reconquista aos muçulmanos. Outros governavam espaços em nome do Rei e recebiam por isso rendas, ou quantias em dinheiro ou terras.  Quando não existiam nenhum conflito militar os nobres viviam junto do Rei (formavam a sua corte). Realizavam exercícios físicos e militares, praticavam a caça e participavam em torneios. Os nobres distinguiam-se pelo seu vestuário feito de tecidos vindos de outros países (Flandres e Inglaterra). Tinham privilégios na aplicação da justiça. Podiam julgar os camponeses nos seus senhorios e quando eles cometiam algo grave só o Rei os podia julgar. Viviam em solares ou em castelos, onde davam festas e onde jograis e trovadores cantavam poemas ou tocavam excertos de música.
 
O Clero era outro grupo muito privilegiado. A sua principal função era prestar assistência à população. ajudavam os mais desfavorecidos, ou os doentes e peregrinos e só eles sabiam ler e escrever.  O Clero tinha uma boa parte das terras do país, pois nos testamentos as pessoas confiavam-lhes muitos bens. O Rei também lhes doava muitas terras para que  a exploração  dos recursos naturais se desenvolvesse. Podiam julgar os camponeses que viviam nas suas terras. Os senhorios do Clero chamavam-se coutos. O vestuário do Clero também o distinguia do resto da população.  O clero dividia-se em dois grupos: o clero regular que eram aqueles que viviam numa comunidade, geralmente um mosteiro e o secular que ra formado pelos bispos e padres que estavam nas igrejas, mais perto da população.
 
O Povo era o único grupo não privilegiado. Pagava muitos impostos e vivia na dependência dos grupos privilegiados. Tinha uma vida difícil. Habitavam nos senhorios dos senhores e nos concelhos. A formação dos concelhos dependia de uma autorização do Rei que concedia uma carta de foral. Os concelhos davam ao povo mais direitos na sua vida, pois podiam escolher os juízes e tratar localmente alguns dos seus problemas através dos seus homens-bons, os mais ricos do concelho. O pelourinho marcava a autonomia do concelho em termos de justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário