quinta-feira, 9 de março de 2023

A sociedade medieval - os grupos sociais (II)


"O ofício de cavaleiro é manter e defender o seu senhor terrenal, pois nem rei, nem príncipe, nem alto barão poderão, sem ajuda, manter a justiça entre os seus vassalos. Por isto, se o povo ou algum homem se opõe aos mandamentos do rei ou príncipe, devem os seus cavaleiros ajudar o seu senhor" - Ramon Lull, Libro da Orden de Caballaria

A sociedade do século XIII estava organizada em três grupos sociais: a nobreza, o clero e o povo. A nobreza era um dos grupos privilegiados, pois possuía muitas terras (domínios senhoriais), e não pagavam impostos. As terras da nobreza tinham o nome de senhorios e o seu proprietário era chamado de senhor nobre.

A principal função da nobreza era combater. Dedicava-se à guerra. Na reconquista a nobreza desempenhou um papel importante. Por esta ajuda ao rei ou porque administravam certos territórios em nome do rei, receberam um conjunto de privilégios, que passavam por receber terras, rendas ou valores monetários.

Quando não existia guerra, a nobreza podia viver nos seus senhorios ou junto da corte, com o rei. Praticavam actividades como participar em caçadas, torneios, assim como se dedicavam a exercícios de cavalaria. A nobreza reconhecia-se publicamente pelo seu vestuário. Os mais ricos, vestiam tecidos importados da Flandres. 


A nobreza tinha um conjunto de privilégios também na área da justiça. Quando eram submetidos a algum julgamento, era na tribunal do rei que esse processo se dava, o que lhes dava algum poder de influência. Nos seus senhorios podiam julgar os habitantes do senhorio. Nestes organizavam muitas vezes festas, onde imitavam o que o rei fazia na sua corte, com a vinda de trovadores e jograis. As damas nobres ocupavam o seu tempo bordando, passeando junto à casa acastelada, e orientavam a vida doméstica da sua casa.

 Legenda - (elementos de um senhorio)
1 – Casa acastelada – Espaço onde vive o Senhor;2 – Ponte Levadiça; 3 – Fosso;
4 – Aldeia; 5 – Campos de cultivo; 6 – Mata/Floresta; 7 - Terras de cultivo; 8 - Casas do Povo;

Sem comentários:

Enviar um comentário