quarta-feira, 8 de março de 2023

A sociedade medieval - os grupos sociais

 A sociedade medieval estava organizada em grupos sociais que tinham diferentes direitos e funções. Podemos indicar o clero, a nobreza e o povo.

O clero:

"Eu, Afonso, pela graça de Deus, rei de Portugal (...) agradou-me dar emdoação (...) o castelo de Stª Eulália (...) com todo o seu domínio (...) ao mosteiro de Stª Cruz [Coimbra] (...) para fazer a povoação, sustento e defesa daqueles que aí estão"

(in Colectânea de Documentos Históricos, Vol. I)

O clero era o segundo grupo social com muitos privilégios na sociedade medieval. Identificava-se pelo seu vestuário e pelas funções que desempenhava na sociedade. O clero dividia-seem clero regular (os que viviam numa comunidade religiosa, de acordo com uma Regra - o caso dos mosteiros) e o secular que ocupavam as igrejas e era formado por padres e bispos. 

Em Porugal no século XIII existiam um grande conjunto de mosteiros, onde a Regra era aplicada. Esta marcava todas as actividades religiosas ao longo do dia, com as diversas obrigações que deveriam cumprir. Os mosteiros tinham diferentes áreas que desempenhavam importantes funções.

Os mosteiros eram compostos pelas seguintes áreas: 
1.                   Igreja
2.                  Albergaria
3.                  Refeitório
4.                 Jardim
5.                  Biblioteca
6.                 Campos de cultivo
7.                  Dormitório
8.                 Claustros
Os mosteiros eram um espaço muito importante para criar as condições para a difusão de novas ideias. Era lá que existiam as escolas que formavam futuros monges, e era lá que se ensinava a leitura e a escrita, ainda em latim e o cálculo. Era no mosteiro que se copiavam os livros feitos em pergaminho e decorados com letras coloridas e imagens - as iluminuras.

"Eu, Afonso, pela graça de Deus, rei de Portugal (...) agradou-me dar em doação (...) o castelo de Stª Eulália (...) com todo o seu domínio (...) ao mosteiro de Stª Cruz [Coimbra] (...) para fazer a povoação, sustento e defesa daqueles que aí estão."

Sem comentários:

Enviar um comentário