sábado, 11 de março de 2023

A sociedade medieval (V)


1. O rei
Portugal viveu desde a sua fundação por diferentes séculos uma forma de governo a que chamamos monarquia hereditária. Ao rei existente sucedia o seu filho mais velho. Tinha um carácter divino, pois considerava-se um representante de Deus na Terra. O rei desempenhava a posição mais importante na sociedade portuguesa. Os reis com a reconquista procuraram promover o povoamento do território, tendo ficado com alguns senhorios para si - os reguengos.

Os reis tinham como importantes funções: decretar a paz ou a guerra, aplicar a justiça maior ou cunhar a moeda. Com D. Dinis é criada a Cúria Régia que apoiava o rei nas suas tarefas. Quando era necessário tomar decisões importantes, o rei convocava as Cortes.

 D. Dinis foi um dos reis mais importantes do século XIII. Na sua corte viviam uma grande variedade de pessoas, como os membros da família real, os cavaleiros mais importantes, trovadores, jograis, damas e criados. Este conjunto de pessoas acompanhava o rei pelo País na Corte Itinerante. A corte era frequentada também por elementos do alto clero que participavam com todos os outros elementos nos saraus da corte.

Havia na Corte do rei D. Dinis um grande desenvolvimento cultural e ele próprio foi trovador de canções e fazia-se a leitura de romances de cavalaria e de crónicas. Com D. Dinis os documentos passam a ser escritos em português e é fundado em Lisboa, O Estudo-Geral, a futura Universidade.
 
Todos os habitantes do reino estavam sujeitos ao poder do rei. Em alguns casos o rei precisava de ser aconselhado para poder tomar decisões importantes sobre o reino. Nesse caso convocava as Cortes que eram assembleias onde participavam elementos do clero, da nobreza e do povo. 
 
2. A cultura cortesã e popular
Durante o período medieval a ciência era inexistente, pelo que existiam muitas superstições para explicar o que acontecia a cada um na sua vida.  A religião dominava a vida das pessoas e acreditavam-se em figuras como as fadas, as bruxas ou as feiticeiras. Estas figuras eram muitas vezes responsabilizadas pelo mal que acontecia.
Durante o século XIII temos duas formas de cultura (conjunto de crenças e costumes). A cortesã e a popular.
 
2.1.A cultura cortesã:
A cultura cortesã estava ligada aos grandes senhores nobres e ao rei e à sua corte (conjunto de pessoas que com ele viviam). Nos seus castelos realizavam-se banquetes e saraus, onde se cantava, ouvia música, poemas e dançava. A vida no castelo ou no palácio fez aumentar o gosto pela leitura e pela escrita e nela participavam pessoas como os jograis e os trovadores.
 
2.2. A cultura popular
A cultura popular estava ligada ao povo. Este grupo social não sabia ler, nem escrever e os seus valores eram transmitidos entre gerações por via oral. O povo tinha pouco momentos para se distrair. A ida à missa, às romarias eram os momentos possíveis. Quando no senhorio acontecia algo muito importante, o povo podia participar sobretudo nos momentos de música e dança.

Sem comentários:

Enviar um comentário