quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Os Iberos

Os Iberos terão fixado-se na Península Ibérica a partir do ano 1000 a.C., o que corresponde à transição da época do bronze para a época do ferro. Existindo algumas dúvidas sobre a sua origem, sendo dado a sua origem ou no norte de África, ou sendo mesmo originários da Península, dando o seu nome à derivação do nome Ebro, do rio, daí a semelhança com Iberus - Iberos. Sabe-se que na Idade do Ferro já habitavam a Península Ibérica.

Os Iberos eram povos agricultores e pastores e viviam em grandes povoados no cimo dos montes, em casas de forma retangular. Pensa-se que já construíam santuários, sobretudo para o culto dos animais. Já faziam a exploração de minérios. Já conheciam o arado, como outros povos e isso alterou as possibilidades das produções agrícolas melhorando as suas colheitas. Já conheciam a roda e já a utilizavam nos seus transportes. No espaço que hoje é formado por Espanha foram encontradas representações de carros com rodas, inclusive em pinturas rupestres, o que é de um período anterior à Idade do Ferro. OS Iberos estão associados à metalurgia do cobre e do bronze.

Os Iberos concentraram os seus mais importantes povoados no sul e sudeste  da Península Ibérica. Já faziam a produção de objetos de utilização quotidiana e assim desenvolveram a escultura, a ourivesaria e a cerâmica. Já tinham formas de expressão escrita que não se conseguiu ainda decifrar no seu significado.

Sem comentários:

Enviar um comentário