segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A História e a Geografia

Inicias este ano o estudo de uma nova disciplina: a História e a Geografia de Portugal. Tens uma ideia do que se trata? Que temas vais estudar? O que vais poder descobrir?
A História é uma ciência que estuda a vida dos seres humanos ao longo dos tempos: como viviam, o que faziam, que dificuldades enfrentavam, que soluções encontraram, como se alimentavam, que tipo de habitações usavam, …

A Geografia estuda o nosso planeta, a Terra, as suas paisagens, as suas características, os locais onde as pessoas ocuparam o território, como exploraram os recursos naturais, onde se encontravam: planícies, montanhas, as florestas, os rios ...
Esta disciplina estuda assim a evolução do modo de vida das populações que habitaram a Península Ibérica. Com o estudo desta disciplina, tu vais compreender melhor de que forma os seres humanos foram, ao longo dos tempos, transformando a Natureza. Porque é importante o estudo da História e da Geografia?

Com o estudo da Geografia podes ficar a conhecer as características geográficas de um espaço onde se situa Portugal. Com o estudo da História podes conhecer o passado, que coisas nos deixaram, como o seu modo de vida influenciou aquilo que hoje somos. Este conhecimento do passado permite – nos compreender a nossa identidade: a nossa língua, a nossa cultura, o modo como nos distinguimos dos outros povos, as nossas tradições. Com este conhecimento podemos melhor intervir no futuro e contribuir para a sua transformação.

Para o estudo da História precisamos de recorrer aos historiadores e arqueólogos, que recolhem testemunhos [documentos] deixados por povos no passado (moedas, estatuetas, livros, castelos ). Para o estudo da Geografia precisamos de recorrer aos Geógrafos que estudam as principais características do nosso Planeta (utilizam mapas, fotografias e fazem observações).
De que modo é que esta disciplina se relaciona contigo? Imagina o seguinte.

Um dia consultas um álbum de fotografias e procuras obter algumas informações junto dos teus pais, avós sobre os locais onde viveram, onde nasceram, os hábitos alimentares, as ocupações dos tempos livres que tinham, os locais onde passavam férias, aquilo que foram realizando ao longo dos anos.

Se organizares toda esta informação, podes redigir um texto e juntar algumas imagens, ou ainda construir um mapa desses locais. Estarás nesse sentido a construir uma História e Geografia da tua família. Aqui a diferença é que irás estudar um conjunto mais alargado no espaço e no tempo.
        

Sem comentários:

Enviar um comentário