terça-feira, 1 de junho de 2021

Biografias (III) - O Infante D. Henrique

 

   O infante D. Henrique nasceu no Porto, no dia 4 de março de 1394 e faleceu em Sagres, no dia 13 de novembro de 1460. Era o quinto filho de D. João I e D. Filipa de Lencastre. Foi-lhe dado o nome de Henrique em honra e memória do seu tio materno.
    O infante fixou a sua residência no Algarve. Várias expedições foram feitas por sua iniciativa. Em 1418 foi feito o reconhecimento da ilha de Porto Santo e em e mais tarde o arquipélago da Madeira foi-lhe doado por D. Duarte. Em 142o é nomeado governador da Ordem de Cristo. Recebeu o cognome de "O Navegador".
   A conquista de terras tornou-se importante para ele e assim ele esteve presente no início da expansão, com a conquista de Ceuta, em 1415. Foi planeando as viagens de descoberta e exploração do mar e da costa, ao mesmo tempo que se realizaram algumas conquistas. O sonho do infante era chegar à Índia por mar. Para o infante foram muitas aventuras, conquistas, experiência e trabalho. O infante D. Henrique foi uma pessoa muito importante para o arranque da expansão portuguesa. 

Nádia, 5.º F
___________________________________________________________________

   O Infante D. Henrique nasceu no Porto em 1394 e faleceu em 1460. Recebeu o cognome de "O Navegador", pelo grande impulso que deu aos Descobrimentos portugueses.
   Tudo começou com a conquista de Ceuta em 1415. Colonizou-se a Madeira e os Açores e explorou-se a costa africana.
   O sonho do Infante era chegar à Índia. O Infante convenceu os marinheiros portugueses para navegar para sul na costa africana. Foi difícil realizar as viagens marítimas por causa dos medos que haviam do mar, julgando-se existir monstros marinhos, aquilo que ficou conhecido como o mito do Mar Tenebroso. O Infante ficou muito famoso por ser o responsável pelos Descobrimentos Portugueses no início do século XV.

Simão, 5.º FB

Sem comentários:

Enviar um comentário