sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O império português do séc. XVIII - HG 1 - Correção


I – O Império Português no século XVIII
1.1. Portugal tinha de acordo com o mapa os seguintes territórios: Na América, o Brasil, em África, a Guiné, Angola e Moçambique e na índia Goa.
1.2. A colónia portuguesa mais importante do século XVIII era o Brasil.

2. “Os escravos são as mãos e os pés do senhor do engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.”
Pe. André João Antonil, Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas, 1711


2.1. O tráfico de escravos para o Brasil foi muito intenso logo desde o século XVI. A possibilidade de explorar os recursos do Brasil acelerou o tráfico de escravos. Estes não conseguiam tolerar do ponto de vista físico um trabalho muito intensivo e assim, na exploração dos recursos económicos do Brasil, os escravos foram muito usados sendo trazidos de África em navios negreiros. Na exploração do engenho era essencial o papel dos escxravos.


2.2. A escravatura foi uma das maiores tragédias da história da Humanidade. O tratamento de pessoas como sendo mercadorias, sendo nenhum respeito pela vida humana foi uma das grandes consequências negativas da expansão marítima.
3.1.  Os bandeirantes foram portugueses que exploraram o interior do Brasil, tendo ajudado a definir as fronteiras desse território, assim como contribuíram para a fundação de cidades e para encontrar o ouro brasileiro.
II – O poder político e a sociedade no tempo do rei D. João V
"O Rei só tem um ministro […]. Embora todos os negócios passem pelas mãos desse ministro, ele nada pode resolver. Os negócios são resolvidos unicamente com a orientação de Sua Majestade."
Anónimo, Descrição da cidade de Lisboa, 1730 (in Portugal de D. João V visto por três forasteiros, texto adaptado)
1.1. 
A. D. João V concentrava em si todos os poderes: era um rei absoluto - Verdadeiro                  
B. Uma monarquia absoluta é uma forma de governo em que o rei detém o poder executivo - Falso
C. Uma democracia é uma forma de governo em que os poderes políticos estão separados e são exercidos por vários órgãos políticos - Verdadeiro
D. D. João V tinha um só ministro que tinha poder para decidir sobre todos os negócios do reino- F
E. Nas monarquias absolutas, o povo escolhe os seus representantes políticos - Falso
2.1. O grupo social a que o autor do texto se refere como «as gentes», é o povo.
2.2. Os outros grupos sociais que, além desse, compunham a sociedade do século XVIII eram o clero, a nobreza e a burguesia.

A - Nobreza: Grupo privilegiado, que detinha os cargos mais importantes da administração e do exército e não pagava impostos.

B - Povo: Grupo social sem privilégios, que pagava impostos e incluía os agricultores e pescadores.
C - Clero: Grupo social com privilégios, que não pagava impostos e recebia a dízima.
D - Burguesia: Grupo não privilegiado, que pagava impostos e incluía os comerciantes ricos.
3. As construções arquitetónicas construídas no reinado de D. João V pretendiam também mostrar o seu poder e grandeza. São disso exemplo o aqueduto das águas livres e o convento de Mafra. A construção destas obras foi possível devido à grande riqueza acumulada pelo império colonial no Brasil, com destaque para o ouro brasileiro.
4. "Fui preso apesar de estar inocente. […] Em cento e cinquenta presos da Inquisição nem cinco são culpados. […] As provas de culpa fazem-se à força das torturas que eles praticam. […] Por esta razão, [os presos] confessam o que nunca tinham feito ou sequer sonhado, e culpam por cúmplices quantas pessoas lhes vêm à cabeça […] apenas para se verem livres daquela tortura […]. Tudo isto acontece pelo ódio que os cristãos-velhos têm aos cristãos-novos."
De um processo de Inquisição, 1605 -


4.(1.2.)    A Inquisição era um tribunal religioso que procurava perseguir os que podiam ter ideias que não eram aceites pela Igreja Católica e também era uma forma de combater pessoas influentes na sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário