quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A implantação da República


A Implantação da República em 5 de Outubro de 1910, é um dos grandes acontecimentos da História Contemporânea de Portugal. Este acontecimento teve um alcance social e político em que procurava realizar profundas transformações da sociedade portuguesa.

Sobre uma monarquia pouco adaptada às transformações económicas e sociais do fim do século XIX, os republicanos souberam aproveitar um imenso descontentamento social com as reais condições de vida da população, a que se juntava uma crise financeira, a difusão das ideias socialistas e a afirmação crescente em setores operários das ideias republicanas.

A República foi uma primeira tentativa no século XX de modernizar, democratizar e dar à população uma componente de cidadania, capaz de projetar o País numa possibilidade nova de desenvolvimento económico. Neste sentido, a educação como instrumento para formar cidadãos informados e participativos, onde a população pudesse ser alfabetizada foi uma das suas grandes iniciativas. Desvincular o ensino da religião e criar um estado laico, sem religião oficial, foram outras das suas preocupações.

A população, de maioria rural, estava pouco recetiva para as necessidades de escolarização. A República revelou-se pouco sensível à situação económica e social das pessoas. Transformou a questão religiosa num dos aspetos centrais da sua governação e acabaria por afundar-se num conjunto largo de desilusões.

A crise financeira, a instabilidade governativa, a anémica construção de instituições  que não souberam dar garantias efetivas de democratização e de cidadania, aliadas às desastrosas consequências na economia, da participação na 1ª Grande Guerra, afetaram de modo significativo a balança comercial e afundaram o projeto da 1ª República.

As ideias da 1ª República seriam retomadas em contextos diversos, após o fim do Estado Novo. A 1ª República tornou-se incapaz de reformar o sistema político e não soube organizar de um modo satisfatório a questão social. Tendo grandes ideais a 1º República terminaria em 1926 dando lugar a um regime militar e a um País ainda com níveis de desenvolvimento muito pobres. 

Imagem, "Resistência Republicana à Luta contra a Ditadura (1891-1974),
in Centro Português de Fotografia - Porto - 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário