sexta-feira, 28 de maio de 2021

Biografias (I) - Cristóvão Colombo



Cristóvão Colombo nasceu em "Itália" em 1451 e faleceu em 1506. 

   Tinha grandes conhecimentos ao nível da Geografia, da Astronomia e da Matemática. Pelo facto de ser um homem estudado, permitiu que ele apresentasse ao rei D. João II. Nela defendia que a sua finalidade era descobrir o caminho marítimo para a Índia, navegando para ocidente. 
    Cristóvão Colombo apresentou a proposta ao rei D. JoãoII. Este recusou, tendo sido feito então  a mesma proposta ao rei de Castela. Em 1492, Cristóvão Colombo e a sua tripulação saem de Palos de La Frontera, em Castela e chegam dois meses depois a um novo continente, a América e ao seu ponto central, as Antilhas.
 Alexandre, 5.º FB

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Figuras da expansão marítima - D. João II


D. João II é uma das grandes figuras da História da expansão marítima. Denominado de O Príncipe Perfeito soube reconhecer as ameaças e os riscos que um reino pequeno tinha no contexto europeu daquele tempo. É ele que compreende que a ameaça de Castela deve ser combatida, que a nobreza deve ser dominada para que exista uma ideia de País, acima dos grupos sociais. É ele que compreende que a expansão para os mares era uma das possibilidades para o futuro do País. É ele o primeiro a criar os modos de se chegar às especiarias e à Índia.

O Tratado de Tordesilhas marca a sua capacidade para defender a posição de Portugal no Atlântico face à descoberta da América pelo Cristóvão Colombo. Defende essa posição que vai permitir assegurar zonas importantes do globo para futuras descobertas e mostra-nos como as suas informações eram certeiras para lá chegar. Não será com ele que os portugueses chegam à Índia, mas será no seu reinado que Bartolomeu Dias passará o cabo sul de África, o futuro cabo da Boa Esperança. É com D. João II que Portugal se afirma numa visão moderna e de dimensão global.

É com D. João II que nasce o estado moderno e se afirma o planeamento cuidado e estratégico da expansão marítima. É devido à sua ação que permite que Portugal se assuma no fim do século XV como um país de vocação marítima, onde a sua cultura e a sua língua se espalharão por diferentes continentes. Garantir a independência de Portugal, proteger as explorações da costa africana e chegar à Índia e às especiarias foram alguns dos grandes feitos. A ideia de um mar português é sem dúvida uma das suas grandes ações. 

D. João II nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1455 e morreu em Alvor, no Algarve em 25 de outubro de 1495. Filho de D. Afonso V, acedeu ao trono em 1477 após o pai ter abdicado tendo apenas sido confirmado rei em 1481. Ajudou o pai nas campanhas em África e a partir de 1474 assume em si o controle da expansão marítima dando-lhe uma dimensão muito pessoal. Foi uma das grandes figuras da História do País e é um daqueles casos em que uma pessoa pode influenciar a sociedade e o modo como esta vive.